domingo, 8 de janeiro de 2017

Seu cão pode ficar gripado?


Tosse dos canis

Sim, mas calma... não é a mesma gripe dos humanos, ou seja, não passamos gripe para nossos animais! A "gripe" dos cães também é conhecida como Tosse dos canis e possui múltiplos ou até uma combinação de agentes que podem causar a doença.

Descrição

A Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina, é uma doença contagiosa (somente entre os animais) e é caracterizada por provocar nos cães uma infecção respiratória de início súbito (muito rápido) com presença de secreção nos olhos e nariz (muito parecido com os humanos). Os sinais clínicos e a gravidade da infecção variam de acordo com o agente que está causando (vírus ou bactérias) e se estão ou não associados, ou seja, múltiplos agentes causadores.

Quando a doença é causada pro apenas um agente, a doença costuma ser ser branda e auto-limitante (sara sozinha). Mas infelizmente, a ocorrência da doença causada por múltiplos agentes é mais comum, com consequente agravamento dos sintomas.

A Tosse dos Canis, ocorre mais frequentemente nos meses frios e a morbidade (taxa de portadores de determinada doença em relação à população total) da doença pode aumentar muito quando existem muitos animais convivendo juntos como petshops, canis e hotéis. Mas a doença pode ocorrer também com nossos animais em casa, podendo afetar cães com qualquer idade (mais comum em cães jovens).

Quem ou o que causa a doença?


A Bordetella bronchiseptica (bactéria) e o vírus da parainfluenza (gripe) canina são os agentes que mais comumente causam a doença. Entretanto, outros vírus e bactérias podem influenciar no progresso clínico e resultado da infecção.
Bactéria Bordetella bronchiseptica
Sintomas

É difícil relacionar os sinais clínicos com uma bactéria ou um vírus em particular, pois como mencionado anteriormente, os animais são normalmente infectados por múltiplos agentes. Mas os sintomas mais comuns são:
  • tosse, que pode apresentar variados graus, podendo ser tosse seca ou com presença de secreção;
  • secreção nasal purulenta (cor amarelada, presença de pus);
  • febre;
Os sintomas pode persistir durante 1 a 3 semanas e a gravidade varia de acordo com o agente causador (bactéria ou vírus) e se a doença está sendo causada por apenas um ou múltiplos agentes associados.

Cura e prevenção

Os casos de Tosse dos Canis que não apresentares complicações, se resolvem sem tratamento, dentro de 1 a 3 semanas, mas dependendo do grau de severidade da doença, é recomentado o uso de antibióticos, antitussígenos (xaropes contra tosse) e nebulizações (para animais que possuem acúmulo excessivo de secreções respiratórias).

Em relação à prevenção, existem vacinas disponíveis contra a maioria dos agentes e são utilizadas em programas de vacinação na rotina clínica.

Obs.: Nunca utilize medicamentos em seu cão por conta própria, isso pode ser extremamente perigoso para a saúde do seu animal. CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIO!

PRÓXIMO POST: Saúde pública. O que é Leishmaniose?

2 comentários: