Um pouco de história
A raça foi desenvolvida por Louis Dobermann durante a década de 1870. Ele utilizou uma varieade de cães para criar o doberman, mas não há registros detalhados de como isso foi feito. Sabe-se, no entanto, que cães sem pedigree foram utilizados. Ele começou acasalando alguns cães com pinschers alemães. Posteriormente, acredita-se que uma variedade distinta de raças, do braco alemão ao greyhound, tenha sido utilizada em conjunto com cães de guarda, como rottweiler. Seu objetivo era desenvolver uma raça que parecesse agressiva e que de fato o fosse, se necessário. Apesar de bem sucedido como cão de guarda de patrimônios, o Doberman é também um bom animal de companhia, desde que integrado ao lar e a família.
Características da raça
Atualmente o Doberman tem uma popularidade estabelecida, sendo muito utilizado como um cão policial ou de patrulha para guarda de propriedades. Mesmo sendo cautelosos com visitas, os dobermans podem ser companheiros carinhosos e leais com pessoas que conhecem bem. Podem ser treinados como cães-guia de deficientes visuais, evidenciando desta maneira, sua natureza gentil. É um cão inteligente e muito leal aos membros da família, mas ao mesmo tempo é feroz e audacioso se desafiado e deve ser bem treinado e socializado desde filhote, para que não se torne assertivo e dominador. Tem uma aparência elegante, corpo forte e atlético.
Personalidade
Inteligente e dominador, mas muito leal aos membros da família. Incentive a socialização desde filhote para minimizar os riscos de conflitos. Possui um comportamento alegre. Envolva todos os membros da família nos treinos para evitar que o animal se torne dominador.
Porte
- Altura: 61 a 71 cm;
- Peso: 27 a 45 kg;
Exercícios
Precisa de muitas oportunidades para correr e se exercitar para evitar o tédio. Exercícios diários.
Em casa
Um guardião alerta! Outras raças mais tranquilas são melhores para lares com crianças pequenas, pois é um animal bem ativo em suas brincadeiras, mas não agressivo. Não é recomendado para donos principiantes, pois pode tornar-se muito dominador.
Pelagem
Sua pelagem é preta ou marrom, podendo às vezes, apresentar uma pequena mancha branca no peito. É de fácil manutenção pois é curta e lisa. Necessário apenas escovação com uma luva especial.
Problemas comuns de saúde
Geralmente doenças de pele e alergias alimentares. Atentar para a Síndrome de Wobbler (também conhecida com Espodilopatia Cervical, causa uma grande instabilidade vertebral nos cães, fazendo com que sofram muita dor e apresentem uma caminhada cambaleante e sem firmeza) e cardiopatias (converse com seu veterinário). Possui uma expectativa de vida de 10 a 12 anos.
Um grande abraço e lembre de me informar qual assunto que você mais gosta clicando no link abaixo OK? Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário