sábado, 18 de fevereiro de 2017

Labrador Retriever, o companheiro de pescadores


 

Um pouco de história

O Labrador Retriever, conhecido como um cão tranquilo,   que adora brincar, alegre e até mesmo bom de guarda, tem origem no Canadá, na província de Terra Nova e Labrador, onde seus ancestrais trabalhavam como companheiros de pescadores. Não é a toa que tinham este tipo de trabalho, pois uma das características ainda evidentes hoje, era sempre estarem dispostos a entrar na água. Durante o século XIX, foram levados os primeiros labradores para a Grã-Bretanha, onde tornou-se o cão favorito como companheiro nos esportes, como também para o trabalho rural. Apesar de ser um excelente “trabalhador” nos campos, ele é uma ótima companhia, graças à sua personalidade dócil, tolerante, inteligente e brincalhona.  Por essas características, é um cão muito utilizado para resgate (pois possui um ótimo faro também), guia para deficientes visuais e também muito utilizado em terapias.

Características da raça

O labrador é um cão muito popular, pois além de sua aparência atraente, possui uma grande adaptabilidade e entusiasmo para trabalhar com as pessoas. Podem ser utilizados em uma grande variedade de tarefas, desde ajudar na localização de sobreviventes soterrados em escombros e até na procura de drogas e explosivos em aeroportos. São muito receptivos, dóceis e respondem bem ao treinamento. Esse cão possui uma tendência a engordar, principalmente com o passar da idade, portanto controle a quantidade e qualidade de comida oferecida, pois são gulosos e vão comer o que tiver disponível. Uma boa dica, é observar a quantidade recomendada pelo tamanho ou peso do animal que vem escrita na própria embalagem de ração e claro, evitar doces, chocolates, bolachas etc 




Personalidade
É um cão ativo, alegre, carinhoso e leal, mas evite que ele fique superexcitado durante as brincadeiras, por motivos óbvios, pois um cão adulto, apesar de estar só brincando, se pular em cima de você com “muito entusiasmo” pode até te derrubar !

Porte
O machos podem ser muitos mais pesados do que as fêmeas. O corpo é relativamente curto e o tórax medianamente largo, possui orelhas posicionadas atrás do crânio e portadas para baixo.
  • Altura: 56 a 64 cm;
  • Peso: 25 a 36 kg;

Exercícios
Devido ao seu alto nível de energia, o labrador precisa de caminhadas, de preferência em lugares abertos, uma ou duas vezes ao dia. Se for caminhar perto de água (rios ou represas) fique de olho nele, pois se bobear, ele não vai pensar duas vezes para entrar na água!

Em casa
Ele vai precisar de espaço, como um jardim grande pra farrear bastante, pois adora brincadeiras.

Pelagem
O labrador pode ser de três cores: creme (de avermelhado a claro), chocolate e preto. Sua pelagem é curta, grossa e impermeável. Exige um mínimo de escovação.

Problemas comuns de saúde
Além de ser suscetível à obesidade, um problema comum é a Displasia Coxofemural, que é uma anormalidade nas articulações coxofemurais (cabeça e colo do fêmur) que pode trazer instabilidade e dor nesta articulação. Como é uma doença hereditária (pode ser passada dos pais para os filhos), recomenda-se, antes de comprar um animal, verificar se os pais foram submetidos a exames para displasia nos quadris. Mas não se desespere caso isso seja detectado no seu companheiro, pois com fisioterapia (fortalecimento da musculatura para aumentar a sustentação do quadril, utilizando natação ou caminha da areia por exemplo), vitaminas, boa alimentação e anti-inflamatórios para a dor (caso necessário), seu cão pode ter uma vida plena e feliz ao seu lado!

Um grande abraço e lembre de me informar qual assunto que você mais gosta clicando no link abaixo OK? Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário