quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Saúde do seu bichinho (parte 1)





Saúde do seu bichinho (parte 1)

Olá Pet Lovers!

Vamos discutir um pouco, sobre as enfermidades comuns que podem ocorrer nos nossos amigos. Assim como os humanos, os cães e os gatos sofrem com algumas doenças que nos são familiares, entre elas: doenças infectocontagiosas, alérgicas e do metabolismo.

Cuidado nunca é demais, no que tange à saude de nosso animais. Devemos ficar atentos à vacinação, higiene e ao ambiente no qual o animal vive. Fatores como raça e idade do animal também são muito importantes, pois certas doenças, afetam mais esta ou aquela raça ou se manifestam mais comumente em idades específicas.

Lembre-se de consultar regularmente o Médico Veterinário tanto para esclarecer qualquer dúvida acerca do seu animal ou se ele apresentar algum comportamento ou sintoma indicativo de que alguma coisa não vai bem.

Se preocupou com a saúde de seu cãozinho ou gatinho? Confira algumas doenças comuns:

PARVOVIROSE
É uma doença causada por um vírus da família Parvoviridae. Não é uma zoonose, ou seja, não tem perigo para os humanos, mas pode ser muito perigosa para o seu cãozinho. É caracterizada por uma gastroenterite aguda (diarreia, muitas vezes com presença de sangue) e uma miocardite aguda (inflamação do coração). Geralmente acomete cães jovens e a taxa de mortalidade é alta. O contágio se dá através do contato do animal com fezes contaminadas de forma direta ou indireta, e o vírus entra no organismo através da via oral ou nasal. A prevenção se dá através da higienização correta do ambiente e vacinação.

OBESIDADE
Essa não tem segredo... Quem come muito, engorda (salvo raras exceções)! A obesidade está afetando cadas vez mais os animais, devido à alimentação incorreta! Procure fornecer sempre uma ração equilibrada e de boa qualidade ao seu animal, sem excessos (observe a quantidade recomendada pelo fabricante na embalagem, que leva em conta o tamanho ou peso do animal), ou mesmo comida caseira, mas repito, de forma equilibrada e observando as necessidades nutricionais de cada espécie.

CINOMOSE
A cinomose é uma doença viral, altamente contagiosa e acomete os cães. Não fornece perigo aos humanos, mas para os nossos amiguinhos de 4 patas, pode ser bem grave! Alguns sintomas comuns são: febre, bronquite, pneumonia, gastroenterite (diarreia) e alterações no sistema nervoso (animal pode apresentar contrações musculares involuntárias e descoordenação motora). Podem existir infecções secundárias, devido ao enfraquecimento do sistema imunológico (defesas do organismo ficam fracas), podendo levar o animal à morte. Está aí, mais um motivo para a vacinação regular do seu animal.

Para que o artigo não fique muito grande, vou dividi-lo em duas partes. Aqui termina a primeira... Logo logo, teremos mais! Um grande abraço!

5 comentários: